17. Tojo (Onn/Gorse = O)

O Tojo simboliza a fertilidade, proteção e movimento. A sua combinação de força transmita paz, tranquilidade e paixão. Presságio: oportunidades e possibilidades, mas evite o excesso de confiança.

O, Onn  >-++-<
Tojo – O Fid da Fertilidade

Pronúncia: Uhn
Tradução: Fundação ou Freixo
Nome científico: Ulex Europaeus
Irlandês: Aiteann
Galês: Eithin
Inglês: Gorse/Furze
Significados básicos: Movimento, rapidez e fertilidade.
Classe: Chefe
Cor: Odhar, “pardo”

Bríatharogaim:

Bríatharogam Maic ind Óc
Onn: féthem soíre “o mais suave dos artesanatos”

Bríatharogam Con Culainn
Onn: lúth fían “equipamento do bando de guerreiros”

Bríatharogam Morainn mac Moín
Onn: congnaid ech “o auxiliar dos cavalos”

Comentários:

Eloquência, a sabedoria ou a tolice. O conhecimento da poesia.

Onn é o Tojo. As suas flores amarelas estão ligadas à energia solar e ao solo fecundo. O amanhecer de um novo dia e a cura. As flores atraem as abelhas, a sua polinização é a união do masculino e feminino, a conexão com a fertilização e a sexualidade. Está relacionado à roda, ao movimento e às viagens. Como todas as plantas espinhosas, também era associado à proteção. Simboliza o Equinócio de Primavera.

Mensagem & Coslogenos:

Mensagem: sexualidade, energia masculina e feminina, paixão e atração. Invertida: perigo, complicação e situações embaraçosas.

Coslogenos: luxúria, paixão, puberdade, despertar do desejo, manter a esperança mesmo na adversidade. Invertida: repressão, torpor, inércia.

Coirí Filidechta – Os Caldeirões da Poesia:

  1. Coire Goiriath (Caldeirão do Aquecimento), físico: sua busca terminou. Aquilo que você procura será encontrado. Prossiga rumo ao seu objetivo.
  2. Coire Érmai (Caldeirão do Movimento), emocional/mental: divida o conhecimento que você reuniu, assim como as abelhas dividem o pólen e o néctar coletados do tojo.
  3. Coire Sois (Caldeirão da Sabedoria), espiritual: há uma abundância de bênçãos em sua viagem espiritual, não fique acumulando e estocando. Divida com os outros, você será recompensado.

(Baseado nos textos de Bellovesos Isarnos)

Rowena A. Senėwėen ®
Pesquisadora da Cultura Celta e do Druidismo.

Website:
www.templodeavalon.com
Brumas do Tempo:
www.brumasdotempo.blogspot.com
Três Reinos Celtas:
www.tresreinosceltas.blogspot.com


Direitos Autorais

A violação de direitos autorais é crime: Lei Federal n° 9.610, de 19.02.98. Todos os direitos reservados ao site Templo de Avalon : Caer Siddi e seus respectivos autores. Ao compartilhar um artigo, cite a fonte e o autor. Referências bibliográficas e sites consultados na pesquisa dos artigos, clique aqui.