E-Book

Exibindo 1–3 de 4 resultados

"Três velas que iluminam a escuridão:
Verdade, Natureza e Conhecimento." Tríade irlandesa.

A Era Viking

Conforme as fontes literárias para a Era Viking – Eddas e Sagas – os vikings não eram particularmente religiosos, eram muito mais pragmáticos e realistas. No paganismo nórdico não havia fanatismo, mas em suas práticas haviam rituais e culto aos ancestrais. A magia se caracterizava por uma atividades xamanísticas baseada no contato com os mundos sobrenaturais, …

A Festa de Bricriu

Bricriu Nemthenga (Bricriu, a língua vene­nosa), convidou Conchobar e as homens do Ulster para uma festa magnífica, numa linda casa, concebida especial­mente para a ocasião. No lado oposto, Bricriu construiu uma pequena casa com grandes janelas de vidro, de for­ma que pudesse ver o seu interior, pois sabia que os homens do Ulster não permitiriam jantar …

A Ilha Sagrada

Geoffrey de Monmouth, historiador do século XII, se refere a Avalon como "Insulis Avallonis", que pode se traduzir por Ilha das Maçãs, num claro simbolismo paradisíaco. A ilha é ainda associada às místicas ilhas Afortunatas, situada em águas ocidentais. "A ilha das maçãs que os homens chamam de "A Ilha Afortunada" recebe o seu nome …

A Língua Gaélica

As quatro línguas celtas - Galês, Bretão, Gaélico irlandês e escocês - ainda são faladas atualmente. As duas outras - Manx e Córnico - praticamente desapareceram (em relação a história celta) em tempos relativamente recentes, que são uma das principais iniciativas de recuperação dessas línguas por várias comunidades. As razões reais para o seu declínio …

A Roda do Ano

Atualmente, em nossas práticas pessoais, celebramos os solstícios, equinócios e os quatro grandes festivais: Samhain, Imbolc, Beltane e Lughnasadh. Os grupos druídicos possuem sua própria ritualística e podem seguir as adaptações do Hemisfério Sul, as datas originais do Hemisfério Norte ou a Roda Mista; portanto, cada um sentirá o que funciona melhor para si. Salientando que …

A Saga de CuChulainn

Nascimento de CuChulainn No tempo em que Conchobar era rei do Ulster, nome dado a uma das quatro províncias históricas da Irlanda, seus capitães viram um bando de aves que se alimentavam das ervas da planície junto de Emuin Machae. Os guerreiros eram caçadores de aves e partiram nos seus carros perseguindo-as até onde quer …

A Távola Redonda

A lenda nos conta que Arthur fixou residência em Camelot e ali esperou Guinevere, que veio acompanhada por 100 Cavaleiros da Irmandade da qual trouxeram consigo a famosa Mesa Redonda. O rei casou-se com Guinevere, e ela também recebeu o juramento dos Cavaleiros. Enquanto Merlin narrava a história de cada um, nos respaldes das cadeiras …

As Pedras Rúnicas

As Runas foram descritas como uma forma de escrita, que servia tanto para a comunicação como para fins memorialistas. Geralmente, inscritas em pedras num alfabeto antigo, com letras características, utilizadas pelos vikings para proteção, encanamentos e na feitura de talismãs, os métodos usados por eles são desconhecidos. Em todas as suas variedades, as Runas podem …

As Valquírias

As Valquírias de Odin São os espíritos femininos chamados de Valquírias, que aguardam os guerreiros em Valhala (morada de Odin); e nenhuma descrição dos Deuses da batalha estaria completa sem elas. Nas descrições dos poetas, elas aparecem como mulheres usando armadura e montadas em cavalos, passando rapidamente acima do mar e da terra. Elas levam …

Avalon e Outro Mundo

Avalon, a terra dos Deuses, um reino e amor e beleza, a busca constante de todo ser humano que cultiva a esperança e a possibilidade de fazer deste mundo uma lenda real, um lugar melhor para se viver, tal como Summerland - a terra do eterno verão, a Hy Breasil ou simplesmente o Outro Mundo. "Os …

Avalon: Caer Siddi

Avalon é Ynys Aballach, a Ilha das Maçãs dos mitos arthurianos, como em Tir na nÓg, a Terra da Eterna Juventude, local onde a doença e a morte não existem. O Outro Mundo Celta é descrito como um local paradisíaco, habitado pelo povo nobre do Sídhe, Deuses e heróis, conhecidos também, através do mito irlandês …

Bardos, Ovates e Druidas

Os Druidas estavam presentes na maioria das tribos celtas, além de filósofos, poetas, legisladores, conselheiros, historiadores, médicos, juízes, professores, profetas, magos e guardiões das tradições orais da tribo, constituindo assim, a unidade político-religiosa dos celtas. O Druidismo, por sua vez, um fenômeno exclusivo da sociedade celta. É impossível falar dos Druidas sem falar dos Celtas e vice-versa. Os …

Bibliografia e Referências

"O conhecimento é a luz da verdade." Algumas referências bibliográficas e endereços de sites consultados na a pesquisa dos nossos textos e artigos, além de indicações confiáveis. Lista atualizada em Fevereiro/2020. CULTURA CELTA: - BARROS, Maria Nazareth A. de Barros. Uma Luz sobre Avallon. São Paulo: Ed. Mercuryo, 1994. - BELLINGHAM, David. Introdução à Mitologia …

Calendário Caer Siddi

Festivais Druídicos Samhain HS: 01/05 - HN: 01/11 Imbolc HS: 01/08 - HN: 01/02 Beltane HS: 01/11 - HN: 01/05 Lughnasadh HS: 01/02 - HN: 01/08 Celebrações Lunares  LUAS DO ANO  MÊS HS | HN  COLIGNY  Lua do Javali  Abril | Outubro  Samonios  Lua de Morrighan  Maio | Novembro  Dumannios  Lua do Gamo  Junho | …

Calendário de Coligny

Observamos que as celebrações lunares, principalmente, na Lua Cheia e Nova foram veneradas há milênios por grupos de homens e mulheres, reunidos em bosques ou clareiras em torno de uma fogueira. Atualmente, o principal objetivo é meditar para receber inspiração (Awen/Imbas) e sabedoria. O especialista em mitologia celta, J.A. Macculloch, no livro "A Religião dos …

Calendário Lunar

Conforme nossas práticas, durante a Lua Nova, iniciamos o trabalho magístico (druidaria) ou meditativo no segundo dia da sua entrada no céu. Baseados nas fases da Lua, seguindo a seguinte inspiração: • Lua Nova: Meditação, divinação e renovação. • Lua Crescente: Prosperidade, magia natural e plantio. • Lua Cheia: Inspiração, meditação e devoção. • Lua …

Carrinho

 

Celebrações Anuais

Samhain - Inverno - Imbolc - Primavera - Beltane - Verão - Lughnasadh - Outono Em nossas práticas pessoais, tanto no grupo Caer Siddi como no Fidnemed, durante os grandes festivais honramos as divindades irlandesas e nos solstícios e equinócios, as deidades galesas. Reconhecemos esses ciclos anuais como períodos de grande conexão aos Deuses, ancestrais e à natureza. Sláinte! Festival de Samhain Festival celebrado no dia 1° de maio, …

Celebrações Lunares

Como referência às Celebrações Lunares, podemos associar as Luas do Ano a um animal totêmico, uma deidade ou ao clima local, baseando-se no Calendário Coligny através da data original ao Hemisfério Norte, podendo ser adaptado também ao Hemisfério Sul, a partir do Festival de Samhain. Para um melhor entendimento, ao se contar 28 dias por lunação, período …

Colunistas Antigos

Portal dedicado à Cultura Celta e ao Druidismo sob uma ótica Reconstrucionista, Paganismo, História, Lenda e Mitos... Fáilte! Artigos Antigos: Anna de Leão (14 artigos) Escritora, formada em Comunicação Social, no Rio de Janeiro. Anna de Leão escreve ficção, romance, literatura fantástica, erótica, poemas e textos motivacionais. Praticante do Druidismo, com ênfase no Reconstrucionismo e integrante …

Deuses Celtas

Principais Deuses e Deusas Celtas Os celtas não misturavam panteões de outras culturas e nem cultuavam Deuses celtas de outras tribos, apesar das semelhanças, cada ramo celebrava seus Deuses locais seguindo apenas as referências das tradições pertencentes a sua terra natal, com exceção de algumas divindades pan-célticas. As Deusas e os Deuses celtas possuíam características …

Druidesas ou Druidisas

Os antigos relatos romanos falam de mulheres vestidas de preto com cabelos esvoaçantes, que de mãos dadas com os druidas entoavam invocações. A Dra. Miranda Green questiona o fato de não sabermos se tratavam de druidesas ou de uma classe de sacerdotisas, tão mencionadas nos relatos e na literatura, como mulheres sábias, que seriam de qualquer …

Druidismo Moderno

O Druidismo é uma religião politeísta, um caminho espiritual moderno e contemporâneo, baseado no estudo da cultura céltica e nas gnoses pessoais, centrado na força da terra, que honra os espíritos da natureza, seus ancestrais, os Deuses antigos e que respeita toda a diversidade, na visão moderna. Os grupos são conhecidos como "Bosques", "Clareiras", "Ramos", "Caer", …

Espíritos da Natureza

Os relatos que nos chegam até os dias atuais sobre estes seres são graças à tradição oral, que conservou um legado na forma de poesias, cantigas, lendas e mitos. Sabemos que os povos celtas consideravam a natureza como um princípio sagrado. Além do culto que prestavam aos Deuses e aos antepassados, cultuavam também as árvores, …

Excalibur

A lendária Excalibur, a espada do Rei Artur, dita que poderia cortar aço e dotada de poderes místicos. Em galês, é conhecida como "Caledfwlch". Segundo o poema Merlin, de Robert de Boron, a Excalibur é a espada da lenda ou a Espada na Pedra, na qual uma misteriosa espada apareceu transpassada em uma pedra e apenas …

Fáilte!

Bem-vindo(a) ao Portal dedicado à Cultura Celta e ao Druidismo sob uma ótica Reconstrucionista, História, Paganismo, Lenda e Mitos. "Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, de consciência e de religião, tanto em público como em privado, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pelos ritos." Declaração Universal dos Direitos Humanos, Artigo 18°. Todos …

Finalizar Compra

Gaélico – irlandês moderno

Como vimos anteriormente nas noções básicas, as línguas célticas derivam de dois ramos indo-europeus, conhecidas como: Celta-Q (goidélico), o ramo mais antigo, do qual derivam o Gaélico Irlandês, o Gaélico Escocês, a Língua Manx ou Manquês e o Celtibero; e o Celta-P (galo-britânico), falado pelos gauleses habitantes da Gália, os galeses do País de Gales e os bretões da Bretanha, …

Gaélico – noções básicas

O Gaélico Irlandês (Gaeilge) é uma linguagem poética e muito poderosa, a língua Goidélica é falada em algumas áreas da Irlanda, Grã-Bretanha, Ilha de Man, Ilha Cape Breton no Canadá, Patagônia na Argentina e na Península da Bretanha na França. É reconhecida como língua oficial da República da Irlanda, além de estar intimamente relacionada com …

Grupo Caer Siddi

O grupo Caer Siddi nasceu durante o Festival de Imbolc, em 2011. Fazendo uma breve retrospectiva, o chamado surgiu em 2004 através da necessidade de aprofundarmos os estudos e pesquisas sobre a cultura celta. Em 2006 lançamos o site Templo de Avalon - Paganismo, lenda e mitos, sob o manto de Arianrhod, da tradição galesa. …

Irlanda Ancestral

A Irlanda foi preservada na tradição como um dos poucos países que permaneceram sem a influência direta dos romanos. A história irlandesa abrange desde os primórdios da história celta, entre 430 a.C. até os meados de 1533 d.C., início da idade moderna no mundo ocidental, promovendo a formação e o desenvolvimento político-social, econômico, cultural e …

Locais Druídicos

O Bosque Sagrado  Avançar nos caminhos da espiritualidade é ir ao encontro dos "espíritos puros". Embora a expressão "ir ao encontro" não seja exata, pois na realidade, o espírito divino está presente em tudo e irradia sob todas as coisas, mas a empregamos para indicar o movimento interior, a ação individual daquele que busca e …

Loja do Templo

Minha Conta

Mitologia Céltica

Os bardos cantavam os grandes feitos dos homens famosos, em versos épicos, acompanhados pelos sons melodiosos da lira. A música original e grande parte da poesia épica desapareceram da tradição quando os mitos foram registrados pelos escritores cristãos. Contudo, algumas das histórias, relativas, principalmente, aos feitos heroicos dos lendários guerreiros célticos, sobreviveram e constituem a …

Mitologia Nórdica

Os mitos de Prose Edda fala sobre os Deuses nórdicos e seus feitos. Eddas ou Edda é o nome dado ao conjunto de textos encontrados na Islândia, originalmente em verso, e que permitiram iniciar o estudo e a compilação das histórias referentes aos personagens da mitologia nórdica. Foi escrito por Snorri Sturluson por volta de 1220 d.C. …

Nosso Objetivo

Avalon uma inspiração, que em 29/09/2006, colocou-se como pedra fundamental na Internet, o site Templo de Avalon : Caer Siddi. Este espaço virtual é uma devoção pessoal e o fruto da parceria com pessoas maravilhosas, que diretamente ou indiretamente fizeram e ainda fazem parte desta jornada. Bem como Mario Lugh Andrade que contribui com as …

O Destino dos Filhos de Lir

Os cinco reis da Irlanda reuniram-se um dia para eleger, dentre eles, um grande rei de Erin. Os seus nobres escolheram Dearg, filho de Dagda, por ser o filho mais velho de um druida altamente respeitado. Contudo, o rei Lir deixou a reunião real muito irritado, pois esperara para si próprio, essa alta distinção. Os …

O Mapa do Site

Bênção Pagã "Na presença do meu povo, Desde o começo da vida, Na visão dos Deuses E dos não-deuses, Em homenagem à imensa Generosidade do universo, Eu agradeço a minha parte." Altú Págánach - Fonte: The Summerlands

O Mito de Stonehenge

Stonehenge é um sítio arqueológico, considerado como o mais importante monumento pré-histórico da região da Grã-Bretanha. Localizado nas planícies de Salisbury, no condado de Wiltshire, na Inglaterra, foi tombado como patrimônio da humanidade pela Unesco em 1986. A primeira menção sobre Stonehenge aparece num texto do século 12 em "Historia Anglorum" de Henry Huntingdon, como …

O que é Paganismo?

O paganismo atualmente é um dos caminhos espirituais que nos leva à comunhão com os Deuses ou as divindades pré-cristãs, ou seja, uma religião natural e étnica que representa um povo ou cultura, bem como a sua ancestralidade e a própria natureza local. Paganismo é um termo genérico para as religiões politeístas antigas e novas. …

O Túmulo de Arthur

Avalon, chamada de Avilion por Malory, surgiu pela primeira vez na história de Arthur através de Godofredo de Monmouth. Ele juntou uma grande miscelânea de tradições em relação à sobrevivência de Arthur e ao lugar do seu refúgio, tanto para britânicos, bretões ou gauleses. O lugar é sempre um paraíso cercado de água, localizado na …

Onde está Avalon?

A colina do Tor, em Glastonbury, era a que poderia ser considerado o acesso à mística Ilha de Avalon. Dizem que o mar chegava até esse local e era um lugar rodeado pelas águas e conhecido como Avalon, cujo nome de reminiscência artúrica significa Ilha das Maçãs e em algumas antigas culturas, essas frutas representavam …

Os Cavaleiros

O Código de Honra da Cavalaria Reprodução e adaptação do antigo manuscrito galês, contendo os sete princípios da conduta e do procedimento dos Cavaleiros da Távola Redonda: 1 - Buscar a perfeição humana; 2 - Retidão nas ações; 3 - Respeito aos semelhantes; 4 - Amor pelos familiares; 5 - Piedade com os enfermos; 6 - Doçura com as crianças e …

Os Celtas

As primeiras referências que temos dos celtas encontram-se na literatura grega, por volta de 500 a.C., onde habitavam uma vasta área geográfica, que incluía França e Espanha e que se estendia até ao Danúbio superior, na Europa Oriental. A datação arqueológica dos achados não só confirma sua história como também nos informa sobre o passado histórico …

Os Druidas

Os druidas exerciam um papel importantíssimo nas sociedades celtas, apesar deles não existirem em todas as tribos, como explica o historiador John Haywood: "O mundo celta não era homogêneo e suas estruturas sociais dependiam do meio ambiente e dos recursos disponíveis". Entre os celtas não havia o conceito de um Deus único, sabemos que eles …

Os Mitos Celtas

Os mitos são histórias universais e atemporais, que refletem e moldam nossas vidas - exploram os desejos, os medos e os anseios - ao fornecer narrativas de um modelo ideal de valores e virtudes para transmitir o conhecimento, através da sua diversificada linguagem simbólica e arquetípica. Os mitos são pistas para as potencialidades espirituais da …

Os Mitos de Thor

O Roubo do Martelo de Thor Segundo a lenda, um dia Thor percebeu que seu martelo fora roubado, e ele mandou Loki descobrir o que tinha acontecido. Loki emprestou de Freya a forma de falcão e começou a procurar. Finalmente, descobriu que o gigante Thryn tinha escondido o martelo no fundo da terra, e se …

Política de Reembolso e Devolução

This is a sample page. Overview Our refund and returns policy lasts 30 days. If 30 days have passed since your purchase, we can’t offer you a full refund or exchange. To be eligible for a return, your item must be unused and in the same condition that you received it. It must also be …

Política de Uso e Privacidade

O "Termos e Condições de Uso" estabelecem regras e diretrizes que os usuários devem concordar e seguir para usar um site em desktop ou aplicativos móveis. A "Política de Privacidade de Dados" se refere aos direitos e deveres relacionados aos dados dos visitantes e como eles são usados. Nota Legal O site Templo de Avalon …

Rapto das Vacas de Regamain

Táin Bó Regamna CuChulainn, o grande herói épico irlandês, estava mergulhado no sono em Dün Imrid, quando ouviu, vindo do norte, um grito, diretamente em sua direção. Esse grito lhe pareceu feio e muito assustador, de forma que, acordando, caiu de sua cama como uma massa sobre o solo, na parte da casa voltada para …

Reconstrucionismo Celta

O Reconstrucionismo Celta (RC) ou Paganismo Reconstructionista Celta (PRC) é um movimento politeísta, animista, religioso e cultural, que surgiu como uma tradição independente a partir dos anos 90. O termo reconstrucionismo foi usado pela primeira vez pelo fundador da ordem druídica ADF. Oficialmente, o nome Reconstrucionismo Celta foi formado por C. Lee Vermeers e Erynn …

Rei Arthur

À procura de Arthur - fato ou ficção? O Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda nunca existiram na vida real. Pode ter havido alguém chamado Arturus no passado distante da Grã-Bretanha, provavelmente, um líder ou general militar que fazia campanha contra as hordas saxãs e saqueadoras do século 5 d.C. Existem várias teorias …

Tradições Nórdicas

A mitologia nórdica é conhecida como mitologia germânica, viking ou escandinava e se refere a uma religião politeísta pré-cristã, com uma série de crenças, mitos e lendas dos povos escandinavos, que preservaram as tradições nórdicas, mantidas até hoje no paganismo germânico, conhecidas como: Heathenry ou Reconstrucionismo Pagão Germânico, Odinismo ou Asatrú e Vanatrú. A palavra …

Tuatha Dé Danann

Primeira Batatha de Moytura Diz as lendas que as Tuatha Dé Danann[1] chegaram à Irlanda vindos em uma nuvem mágica durante o Beltane, provenientes das quatro cidades de Falias, Gorias, Findias e Murias. Nestes lugares aprenderam ciências, estudaram muitos ofícios e adquiriram múltiplas habilidades com seus respectivos sábios (Morfessa, Esras, Uiscias e Semias). Cada cidade …

Direitos Autorais


A violação de direitos autorais é crime: Lei Federal n° 9.610, de 19.02.98. Todos os direitos reservados ao site Templo de Avalon : Caer Siddi e seus respectivos autores. Ao compartilhar um artigo, cite a fonte e o autor. Referências bibliográficas e sites consultados na pesquisa dos textos, clique aqui.