O Ciclo de Ulster

O Ciclo de Ulster descreve, principalmente, o reinado de Conchobar Mac Ness, Rei de Ulster, no início da era cristã, os feitos de CuChulainn e dos guerreiros Ulaid, conhecidos como o “Ciclo do Ramo Vermelho”.

Os principais contos deste ciclo são:

– A Recuperação do Roubo de Gado de Cooley: Do Faillsigud Tána Bó Cúailnge – é um conto lendário da literatura irlandesa, escrito em prosa que conta a história de uma guerra contra o Ulster pelo Connacht da rainha Medb e seu marido Ailill e como pretendem roubar o touro Cúailnge.

– Como Oengus conquistou o Síd: De Gabáil in t-Sída – Oengus (Aengus) pediu ao seu pai, o Dagda, se poderia viver em Brú na Bóinne (Newgrange) por um dia e uma noite. Este termo, “um dia e uma noite” é o mesmo que dizer “dia e noite” e que abrange todos os tempos. E assim, Oengus conquistou o Síd.

– A Disputa dos guardadores de porcos: De Chopur in dá Muccida – narra a disputa entre dois criadores de porcos, do sul e do norte, durante o reinado de Bodb, o Vermelho, filho de Dagda.

– O Sonho de Oengus: Aislinge Óenguso – Aengus conhece uma bela mulher feérica em seus sonhos, vinda da terra das fadas – Caer Siddi – e por quem se apaixona perdidamente.

– Os feitos de Conchobar filho de Ness: Scéla Conchobuir meic Nessa – descrito em forma de prosa, relata como Conchobar, conhecido como o rei supremo de um quinto da Irlanda, conquistou o respeito do Ulster através dos seus feitos.

– O nascimento de Conchobar: Compert Conchobuir – o druida Cathbad profetiza através de um poema o nascimento de Conchobhar.

– Os homens de Medb na batalha de Boyne: Ferchuitred Medba (Aka Cath na Bóinne) – Meadb, rainha de Connacht, combate Conchobar, que foi o seu primeiro marido, depois de violá-la quando tomava banho no rio Boyne, onde os reis da Irlanda se unem para vingar o ultraje.

Para conhecer alguns dos sites recomendados, clique aqui.

Fonte da pesquisa:
BELLINGHAM, David – Introdução à Mitologia Céltica – Lisboa: Ed. Estampa, 1999.
MACCULLOCH, J.A. – A Religião dos Antigos Celtas – Edinburgh: T. & T. CLARK, 1911.
MONAGHAN, Patricia – The Encyclopedia of Celtic Mythology and Folklore – Facts On File: New York, 2004.
SQUIRE, Charles – Mitos e Lendas Celtas – Ed. Nova Era, 2003.

Agradecimentos aos amigos do site Gáe Assail.

Rowena A. Senėwėen ®
Pesquisadora da Cultura Celta e do Druidismo.

Website:
www.templodeavalon.com
Brumas do Tempo:
www.brumasdotempo.blogspot.com
Três Reinos Celtas:
www.tresreinosceltas.blogspot.com


Direitos Autorais

A violação de direitos autorais é crime: Lei Federal n° 9.610, de 19.02.98. Todos os direitos reservados ao site Templo de Avalon : Caer Siddi e seus respectivos autores. Ao compartilhar um artigo, cite a fonte e o autor. Referências bibliográficas e endereços de sites usados na pesquisa dos artigos, clique aqui.